
Tulipa Ruiz cantou ao ar livre na Praça Victor Civita, na abertura da 6ª Semana Ticket Cultura e Esporte, evento que reúne mais de 300 atividades gratuitas nas áreas da música, teatro, esportes e artes visuais na capital paulista. Foi a quinta apresentação baseada no repertório autoral do cd “Tudo Tanto”, lançado em julho desse ano, e assim como nas noites do Auditório Ibirapuera e unidades do SESC, o show se mostrou arrebatador.
Ao som de “É”, cantada em coro efusivo pela platéia, a Tulipa que surgiu em cena em figurino prateado, era a cara da felicidade. Recém chegada de apresentações no Japão e Turquia, a cantora reafirmou a alegria de “estar de volta, falando a mesma língua” mais de uma vez durante a tarde surpreendentemente ensolarada.
Na sequência, “OK”, “Script”, “Só sei dançar com você” e “Pedrinho”, as duas últimas sucessos do seu primeiro álbum de 2010, manteve o show na pressão – ponto para a precisa banda que acompanha a cantora. Luis Chagas, pai de Tulipa e guitarrista da Isca de Polícia, banda de apoio de Itamar Assumpção, e Gustavo Ruiz, diretor e produtor de Tudo Tanto formam entrosada dupla de guitarras que conduzem a apresentação sem nunca esbarrar na mesmice.

É preciso atentar para a estupenda forma vocal da Tulipa Ruiz. Em todos os momentos exigidos ela chegou com aparente facilidade à notas agudíssimas sem nunca derrapar no tom, fato evidente em canções como “Brocal Dourado” e em maior grau na teatral-experimental “Víbora” ponto alto (dentre tantos outros) que encerrou o show antes do bis e contou com participação surpresa de Criolo, parceiro na composição, em performance exasperada e histriônica
Em 1h30 de cena aberta, todas as músicas do novo álbum e algumas de “Efêmera”, primeiro cd da cantora, foram executadas e acompanhadas por uma platéia-cúmplice formada em sua maioria por fãs de vinte e poucos anos, que se mostraram totalmente integrados ao universo um tanto lúdico proposto pela artista.
Com “Tudo Tanto”, disco e show, Tulipa se descola do grupo talentoso da sua geração, deixa de ser promessa e passa a disputar cabeça a cabeça lugar de destaque entre os artistas brasileiros de primeira linha.
Em 2012, Tulipa está entre o que de melhor a música brasileira produziu.
Tulipa Ruiz – Tudo Tanto
Quando: 04/11/2012
Onde: Praça Victor Civita, São Paulo
Review: * * * * *
0 comentário em “Show: Tulipa Ruiz – aguda felicidade”