Show: Tulipa Ruiz – aguda felicidade

Tulipa Ruiz, Praça Victor Civita, SP

Tulipa Ruiz cantou ao ar livre  na Praça Victor Civita,  na abertura da 6ª Semana Ticket Cultura e Esporte, evento que reúne mais de 300 atividades gratuitas nas áreas da música, teatro, esportes e artes visuais na capital paulista.  Foi a quinta apresentação baseada no repertório autoral do cd “Tudo Tanto”, lançado em julho desse ano, e assim como nas noites do Auditório Ibirapuera e unidades do SESC, o show se mostrou arrebatador.

Ao som de “É”,  cantada em coro efusivo pela platéia, a Tulipa que surgiu em cena em figurino prateado, era a cara da felicidade. Recém chegada de apresentações no Japão e Turquia, a cantora reafirmou a alegria de “estar de volta, falando a mesma língua” mais de uma vez durante a tarde surpreendentemente ensolarada.

Na sequência, “OK”, “Script”, “Só sei dançar com você” e “Pedrinho”, as duas últimas sucessos do seu primeiro álbum de 2010, manteve o show na pressão –   ponto para a precisa banda que acompanha a cantora. Luis Chagas, pai de Tulipa e guitarrista da Isca de Polícia, banda de apoio de  Itamar Assumpção, e Gustavo Ruiz, diretor e produtor de Tudo Tanto formam entrosada dupla de guitarras que conduzem a apresentação sem nunca esbarrar na mesmice.

Tulipa, Criolo e banda ao final da apresentação

É preciso atentar para a estupenda forma vocal da Tulipa Ruiz. Em todos os momentos exigidos ela chegou com aparente facilidade à  notas agudíssimas  sem nunca derrapar no tom, fato evidente em canções como “Brocal Dourado”  e em maior grau na teatral-experimental “Víbora” ponto alto (dentre tantos outros) que encerrou o show antes do bis  e contou com participação surpresa de Criolo, parceiro na composição, em performance exasperada e histriônica

Em 1h30 de cena aberta, todas as músicas do novo álbum e algumas de “Efêmera”, primeiro cd da cantora,  foram executadas e acompanhadas por uma platéia-cúmplice formada em  sua maioria por fãs de vinte e poucos anos, que se mostraram totalmente integrados ao universo um tanto lúdico proposto pela artista.

Com “Tudo Tanto”, disco e show, Tulipa se descola do grupo talentoso da sua geração, deixa de ser promessa e passa a disputar cabeça a cabeça lugar de destaque entre os artistas brasileiros de primeira linha.

Em 2012, Tulipa está entre o que de melhor a música brasileira produziu.

Tulipa Ruiz – Tudo Tanto
Quando: 04/11/2012
Onde: Praça Victor Civita, São Paulo
Review:  * * * * *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s