CD: Do lado do Avesso – Cássia Eller

Cássia Eller foi a melhor cantora  que os anos 90 confirmaram no cenário nacional. O lançamento de “Do lado do avesso”,  Cd e Dvd que a Universal Music fez chegar ao mercado em dezembro passado, atesta o soberbo talento da intérprete personalíssima que foi Cássia.

Gravado no Rio de Janeiro dentro do projeto “A Luz do Solo” que trazia cantores em apresentações apenas com voz e violões, as 16 canções do cd (12 no DVD + extras) trazem uma Cássia cantando lindamente, sem artifícios cênicos ou firulas técnicas que pudessem desviar a atenção da música franca produzida naquela noite de junho de 2001.  Cru, o registro emociona ao perpetuar o instante que antecede o lançamento do  “Acústico MTV”, seu derradeiro trabalho   e que a faria  entrar no auge da popularidade antes da  precoce morte em dezembro do mesmo ano.

Números como “Relicário” (Nando Reis), “Maluca” (Luiz Capucho) e  a ótima inédita “Espaço” (Vitor Ramil),   surgem iluminadas pelo bom violão da Cássia e que muitas vezes durante a carreira ficou num segundo plano,  escondido pela cantora visceral.

“Diamante Verdadeiro” (Caetano Veloso) mostra uma Cássia a vontade no palco a ponto de imitar com graça Maria Bethânia, dona da gravação original, num dos ótimos momentos registrados no CD. “1º de Julho” (Renato Russo), aparece pungente na melhor interpretação dentre as várias já feitas por ela.  Covers de “Cherokee Louise”, “I Ain´t got nothing but the blues”, “Eleanor Rigby” (em fraseado reggae) e “You´ve changed” (com participação do saxofonista Fábio Meneghesso) , jamais caem na mesmice ou no sentimento raso – havia todo um entendimento musical e pessoal ali exposto.

A malícia de “Gatas Extraordinárias” (Caetano Veloso) ou a cumplicidade na apresentação dos temas de Nando Reis feitos especialmente para ela, “All Star” e “Luz dos Olhos” , saltam aos ouvidos, comoventes pela espontaneidade.

Ouvir e ver “Do Lado do Avesso” faz pensar e comprovar (e lamentar) a falta que Cássia Eller faz no cenário musical nacional: ela era imensa.

Cassia Eller  – Do Lado do Avesso (CD e DVD)
Lançamento:  Universal Music – Dezembro 2012
Review:  * * * *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s