Há tempos Vinícius Cantuária investe em caminhos cada vez mais distantes do mercado fonográfico nacional. Seus últimos trabalhos passaram quase desapercebidos por aqui não tendo alcançado eco na mídia – exceção foi o álbum “Samba Carioca” de 2011, distribuído pela Biscoito Fino.
No final de 2012, seu novo cd foi lançado pelo selo francês “Naive”, mais uma vez pouco divulgado. Trata-se de “Ìndio de Apartamento”, recheado de participações estreladas e que repete a fórmula bem sucedida em que Vinícius rebobina a bossa nova sob ótica levemente jazzística com um pop aqui e outro acolá.
De voz diminuta, o cantor acerta o tom cool nas interpretações e quase nunca se aventura em voos mais altos nos registros das canções.
Vinícius tocou a maioria dos instrumentos no cd (gravado entre Estados Unidos e Brasil), tendo em algumas faixas as colaborações internacionais: o pianista Ryuichi Sakamoto nas canções “Moça Feia” e “Acorda”, da cantora Jesse Harris, vocais em “This Time”, e Norah Jones, tocando piano em “Quem Sou Eu”, todas da lavra autoral do compositor.
Se por aqui o álbum não teve repercussão (por enquanto), em vários lugares mundo afora recebeu críticas elogiosas. “Índio de Apartamento“, é bom trabalho de Cantuária, linear em sua estrutura conceitual cujo repertório correto se ressente de um pouco mais de ousadia.
Não é um simples álbum pra gringo ouvir, mas também não acrescenta grande ânimo na retomada de um público maior no Brasil.
Índio de Apartamento – Vinícius Cantuária
Lançamento: Outubro de 2012 no mercado internacional
Selo: Naive
Review: * * *
0 comentário em “LANÇAMENTO: Vinícius Cantuária – Ìndio de Apartamento”