Lançamentos Música Mpb

LANÇAMENTO: Vinícius Cantuária – Ìndio de Apartamento

vinicius

Há tempos Vinícius Cantuária investe em caminhos cada vez mais distantes do mercado fonográfico nacional. Seus últimos trabalhos passaram quase desapercebidos por aqui não tendo alcançado eco na mídia – exceção foi o álbum “Samba Carioca” de 2011, distribuído pela Biscoito Fino.

No final de 2012, seu novo  cd foi lançado pelo selo francês “Naive”, mais uma vez pouco divulgado. Trata-se de “Ìndio de Apartamento”,   recheado de participações estreladas e que repete a fórmula bem sucedida em que Vinícius rebobina a bossa  nova sob ótica levemente jazzística com um pop aqui e outro acolá.

De voz diminuta, o cantor acerta o tom cool nas interpretações  e quase nunca se aventura em voos mais altos nos registros das canções.

Vinícius tocou a maioria dos instrumentos no cd (gravado entre Estados Unidos e Brasil), tendo em algumas faixas as colaborações internacionais:  o pianista Ryuichi Sakamoto nas canções  “Moça Feia” e “Acorda”,  da cantora    Jesse Harris, vocais  em “This Time”,  e  Norah Jones, tocando piano em “Quem Sou Eu”, todas da lavra autoral do compositor.

Se por aqui o álbum não teve repercussão  (por enquanto), em vários lugares mundo afora recebeu críticas elogiosas. “Índio de Apartamento“, é bom trabalho de Cantuária, linear em sua estrutura conceitual cujo repertório correto se ressente de um pouco mais de ousadia.

Não é um simples álbum pra gringo ouvir,  mas também não acrescenta grande ânimo na retomada de um público maior no Brasil.

Índio de Apartamento – Vinícius Cantuária
Lançamento: Outubro de 2012 no mercado internacional
Selo: Naive
Review: * * *

0 comentário em “LANÇAMENTO: Vinícius Cantuária – Ìndio de Apartamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s