WADO: novo cd – Vazio Tropical

Dominado pela grife Marcelo Camelo, Wado surge menos indie e mais pálido

wado_2013

Nosso herói indie está de trabalho novo: Vazio Tropical lançado pela Oi Música, é o novo álbum de Wado e já está disponível para audição nos recantos nada obscuros da internet.

Depois de dois grandes cds, os inquietos “Atlântico Negro” (2009) e “Samba 808” (2011), esse Wado safra 2013 surge mais apaziguado. Quase manso.

Como o próprio artista explica no release divulgado nas redes sociais, Kassin era a aposta para produzir o cd, mas a agenda cheia do mais disputado produtor do atual mercado musical brasileiro, e a partir de indicação deste por indisponível, Marcelo Camelo surgiu na jogada.

E surpreendentemente, eis aí o problema de Vazio Tropical. Nada a ver com a capacidade de Camelo enquanto produtor, pelo contrário, o hermano desgarrado participa tão ativamente da concepção do cd que a impressão que se tem é que sobrou pouco espaço pro gigantesco talento do Wado. A grife Marcelo Camelo, com seu violão, domina totalmente a sonoridade do álbum.

Claro, há Wado em Vazio Tropical. Nas boas letras de Tão Feliz (Momo e Wado), Quarto Sem Porta,  parceria com Junior Almeida e “Zelo” com participação do ótimo Cícero, o “pai do indie nacional” se faz presente e com personalidade. Porém tudo soa linear demais, limpo, apurado e nem sempre esta característica se revela suficiente.

Canção após canção, ficamos na expectativa que uma explosão criativa na atmosfera do cd venha aparecer de sopetão dando uma guinada na mansidão –  esse momento não chega.

É um álbum do Wado. Mas poderia ser um álbum do Marcelo Camelo. Talvez os fãs do segundo não notariam grande diferença.  Para os admiradores do Wado o buraco pode ser mais embaixo.

Uma boa oportunidade para conferir essa nova leva de canções e esse jeito meio indie-bossa-nova,  talvez seja o palco. Primeiro no Rio de Janeiro, no Teatro Sérgio Porto, em 2o de junho. Depois em São Paulo, no Sesc Pompéia, em 18 de julho, quando o trabalho será mostrado ao vivo.

No resumo da ópera, Vazio Tropical não é um cd ruim. Tem vários momentos inspirados, com uma feitura acurada nos arranjos, bem produzido, bem cantado. Só senti falta daquele Wado, o herói indie.

Wado – Vazio Tropical
Lançamento: OI Música – junho/2013
Review: * * 1/2

1 comentário

  1. Também esperei pelo grande choque, a catarse, o espanto, a distorção. As músicas desse álbum também são bastantes curtas que pra mim é um ponto negativo. Apesar de alguns aspectos que esperava mais, o Considero um bom CD, melódico, leve, charmoso, um álbum que tem uma alma de Martinho da Vila juntamente com o já citado Marcelo Camelo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s