SHOW: Lineker – eLe

CSC_0468
Lineker no Auditório do Sesc Vila Mariana. 12.6.2013

Na contramão dos seus contemporâneos, Lineker aposta na MPB tradicional

No país dominado pelas cantoras, sempre que surge um intérprete masculino no cenário musical, cabe ouvir com atenção.

Com apenas um álbum lançado na carreira, “eLe” (Tratore, 2012), o jovem cantor e bailarino mineiro Lineker se apresentou em São Paulo na noite desta quarta-feira, no Auditório do Sesc Vila Mariana.

Em 15 números, sendo onze retirados do repertório do cd, a pegada do show é claramente calcada na MPB tradicional, explicitada nas próprias palavras do artista durante o espetáculo. Já na abertura, “Roda” (Gilberto Gil) aparece sóbria com arranjo bem cuidado num tom respeitoso, característica que permearia quase todo o show.

Curiosamente, os melhores momentos da noite são aqueles em que  Lineker sai da sua zona de conforto e permite-se ousar um pouco mais. Em “Tenho Sede”, retirada do repertório de Dominguinhos, a versão voz e contrabaixo funciona lindamente, ainda que como introdução, “Aboio” (domínio público) venha com toques exagerados de virtuosismo vocal. A tropicalista  “Cinema Olympia” (Caetano Veloso) em roupagem percussiva, é só alegria em cena.

Injetando alta voltagem dramática à apresentação, a balada “Não Me  Arrependo” (Caetano Veloso), com ambientação com piano e contrabaixo acústico, vem num crescente até a entrada da guitarra bluesy que dá estofo ao intérprete para alçar voos mais altos em regiões agudas do seu registro vocal. Esse número é também o melhor momento da banda composta por seis músicos que acompanha o cantor. “Comportamento Geral”, música de 1973 que integrava o primeiro álbum de Gonzaguinha, foi a mais aplaudida da noite muito por conta da citação do  rap de Jota Guetho que completa, incidentalmente, a inspirada letra com toques de protesto.

Lineker, bom cantor, vai na contramão dos seus contemporâneos e aposta na MPB tradicional, aparentemente sem reservas ou pudores. O show apresentado em São Paulo, ainda que conservador na trama dos arranjos, é um bom cartão de visitas desse mineiro de estampa moderna e boa presença de palco.

Lineker – eLe
Quando: 12.6.2013
Onde: Sesc Vila Mariana – São Paulo
Review: * * *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s