Lançamentos Música Show

PASSO TORTO: Passo Elétrico – álbum e show

Homogêneo na excelência, Passo Elétrico é urgente e necessário para abrandar a modorrenta acomodação criativa da música popular brasileira.

Passo Torto lançando o cd Passo Elétrico. Sesc Vila Mariana. 13.6.2013
Passo Torto lançando o cd Passo Elétrico. Sesc Vila Mariana. 13.6.2013

Lançado no final do mês de maio, Passo Elétrico é o segundo cd da trupe formada por  Rômulo Fróes, Kiko Dinucci, Marcelo Cabral e  Rodrigo Campos – o Passo Torto.

E ontem, no mesmo dia que São Paulo era atacada por uma polícia covarde e a população ferida no seu direito mais básico que é a liberdade ao grito, no Sesc Vila Mariana esse álbum, que na minha avaliação é o mais representativo e instigante de 2013 até agora, era executado ao vivo.

A conexão fica clara depois de uma ouvida mais atenta das 12 canções que compõe o repertório do cd. Passo Elétrico é um disco paulistano. Trata da cidade que cai em ritmo vertiginoso sobre si mesma. Trata da música da cidade. Trata, em última análise, de mim e de você que vivemos neste set de cinema duro e judiado. Ilusões gratuitas não são bem-vindas.

Não é um trabalho onde apenas uma audição seja suficiente para assimilar a gama de recursos e criatividade dos seus músicos. Harmonias trabalhadas e retrabalhadas (méritos de Kiko Dinucci, um craque), as guitarras que num primeiro momento saltam aos ouvidos num falso privilégio ao experimental, quando distorcidas, na verdade ajudam a vitalizar o belo trabalho de Marcelo Cabral com seu baixo eletrificado. Não há percussão. As cordas do cavaquinho e do violão estão lá também para essa finalidade.

Pungentes, as letras alardeiam imagens que se conectam, ainda que fragmentadas, à sonoridade crua e áspera que acompanha cada faixa. São Paulo é o cenário geográfico e sentimental – insalubre e erótico.

Em cena, a força dramática do trabalho permanece intacta com a ausência de cenários ou recursos visuais e de iluminação alegórica. Sóbrios, número após número, sob luz baixa, os quatro do Passo Torto refazem com rigor a atmosfera do álbum. Tudo certeiro.

Nem cabe destacar esta ou aquela canção. Homogêneo na excelência, Passo Elétrico é urgente e necessário para abrandar a modorrenta acomodação criativa da música popular brasileira.

(No site da banda, o cd está disponível para audição e download. Aqui.)

Passo Torto – Passo Elétrico. Disco e Show
Quando: 13.6.2013
Onde: Sesc Vila Mariana – São Paulo
Review: * * * * *

4 comentários em “PASSO TORTO: Passo Elétrico – álbum e show

  1. Pingback: Os 20 discos nacionais de 2013 « Música Estática

  2. Onde os “não paulisas” compram o som paulistano da banda?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s