Lançamentos Música Mpb Pop

RESENHA: Janaina Fellini lança o primeiro álbum

A cantora paranaense Janaína Fellini. Foto: Reprodução Facebook
A cantora paranaense Janaina Fellini. Foto: Reprodução Facebook

Não conhecia Janaina Fellini. No país das cantoras, às vezes os trabalhos que não se situam no eixo Rio-São Paulo, e pior, quando independentes passam batidos. Grande toque do amigo Lyo, jornalista francês que numa conversa das madrugadas citou uma canção e lá fui eu procurar. Na enxurrada de lançamentos de final de ano e na confusão de releases, Janaina tinha ficado na pasta “a ouvir”.

Na rede desde 2012, esse primeiro trabalho da cantora radicada em Curitiba, surpreende. Fato comum a quem precisa mostrar potencial, Janaína aposta num amplo leque de sonoridades e consegue acertar vários alvos. Financiado parcialmente em processo colaborativo e produzido pelo guitarrista Dú Gomide, o cd que leva o nome da cantora se apresenta firme no rigor estético e cheio de (boas) inspirações. Quando aposta em novos nomes da cena musical nacional são vários os bons momentos: “Logradouro” (Rafael Autério / Kleber Albuquerque) com sua levada reggae, “Cio”,  já gravada em 2009 pelo Duo Moviola do Kiko Dinucci e Douglas Germano e “Oyá”, ótima canção de Dú Gomide que parece concebida especialmente para a cantora dar mostras da sua  qualidade vocal. Em  “Se Vê que Vai Cair Deita de Vez”, ao resgatar o tema de 2004 de Júnio Barreto, Janaina deixa claro sua opção pelo novo sem excessos de estranheza. A regravação deSei dos Caminhos” de Itamar Assumpção e Alice Ruiz, um pouco que atesta isso ao surgir reverente ainda que sem grandes novidades. Quando adapta cirandas ou sambas enquadrando-os numa atmosfera pop (com a ajuda de excelentes músicos da cena curitibana) fica evidente onde a artista busca se situar – um olhar à MPB tradicional com corpo e espírito modernos e vigorosos.

Pelo que mostra nesse álbum de estreia, de conjunto envolvente e repertório afinado, Janaina Fellini é uma grata surpresa e merece ser observada com mais atenção.

No SoundCloud da cantora o cd pode ser ouvido na íntegra. Aqui. 

E via Musicoteca, para download gratuito. Aqui. 

Janaina Fellini – Janaina Fellini

Lançamento: Independente, 2012
Review: * * * 1/2

2 comentários em “RESENHA: Janaina Fellini lança o primeiro álbum

  1. Pingback: AGENDA FEMININA: Janaina Fellini, Karina Buhr e Céu | Música Estática

  2. Pingback: SOFAR SOUNDS: Em São Paulo, Janaina Fellini, Gian Correa e Benjamin | Música Estática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s