Lançamentos Música Mpb Resenhas

LANÇAMENTO: Vanessa da Mata Canta Tom Jobim

Em que pese a boa produção de Kassin, Vanessa da Mata Canta Tom Jobim, o cd,  derrapa na superficialidade e na pouca intimidade da cantora com a obra do maior maestro brasileiro

capavanessa

Em 2012, Vanessa da Mata fez uma temporada de shows no Sesc Pompéia, em São Paulo, abordando a obra de Luiz Gonzaga com resultado surpreendente. Era patente a identificação da artista com aquela obra, ora exposta de forma leve e moderna em poucas apresentações que não tenho notícia se foram ou não gravadas. Deveriam ter sido.

Vanessa também já tem um cd autoral pronto para lançamento. Boa compositora lançada por Maria Bethânia em 1999, soa natural que este  trabalho inédito seja até aguardado com mais interesse.

Mas veio o projeto da Nívea Viva com a proposta de uma série de espetáculos com canções de Tom Jobim. Depois das seis apresentações gratuitas nos mesmos  moldes que o projeto anterior que contou com Maria Rita  relendo a obra de Elis Regina, o repertório do maestro mais conhecido do Brasil  acabou se transformado em cd de estúdio.

Mesmo antes do lançamento  já se ouvia rumores pouco edificantes sobre o trabalho. Puro preconceito. Com arranjos de Eumir Deodato, produção de Kassin e uma boa seleção de músicos convidados, Vanessa da Mata Canta Tom Jobim, não é um tragédia. Está, porém, anos luz de ser digno de lembrança histórica.

O maior acerto do trabalho é mesmo a produção de Kassin. Aparentando uma busca de rejuvenescimento de canções tão famosas e pertencentes ao imaginário coletivo do brasileiro,  as soluções do produtor em momento algum descaracterizam o cancioneiro de Jobim. Ao contrário, ajudam a dar uma cara jovem e atualizada a estes clássicos. Eumir também acerta em muito na atmosfera reverente dos arranjos, principalmente os de cordas. O problema é mesmo a Vanessa cantora.

Ainda que a matogrossense tenha bons momentos nas interpretações de “Caminhos Cruzados” (Jobim / Custódio Mesquita), música que abre o cd,  “Chovendo na Roseira” (Tom Jobim), “Só Danço Samba” (Jobim / Vinícius de Moraes) e “Este seu Olhar” (Tom Jobim), o tom que domina o trabalho é estridente demais, alto demais. Muito pouco à vontade na ambientação de temas que exigem um pouco mais que apenas afinação (não, Vanessa não desafina no cd), o descompasso atinge seu auge em “Dindi” (Jobim / Aloysio de Oliveira), quase gritada a cada final de frase,  e, principalmente, em “Por Causa de Você”, densa parceria de Jobim com Dolores Duran, que na voz de Vanessa soa rasteira, sem pingo de originalidade ou inspiração.

A média de Vanessa da Mata Canta Tom Jobim fica num patamar bem aquém de outros tantos tributos outrora dedicados a Tom Jobim. Em que pese a boa produção de Kassin, o cd derrapa na superficialidade e na pouca intimidade da cantora com a obra do maior maestro brasileiro.

O repertório do cd: 01.Caminhos Cruzados / 02.Fotografia / 03. Só Danço Samba / 04. Este Seu Olhar / 05. Chovendo na Roseira / 06. Por Causa de Você / 07. Eu Sei Que Vou Te Amar / 08. Desafinado / 09. Sabiá / 10. Dindi / 11. Wave / 12. Só Tinha de Ser Com Você / 13. Falando de Amor / 14. Samba de Uma Nota Só / 15. Correnteza / 16. Estrada do Sol

Vanessa da Mata Canta Tom Jobim

Lançamento: Sony Music
Quanto: R$ 25, em média
Review: * * 1/2

0 comentário em “LANÇAMENTO: Vanessa da Mata Canta Tom Jobim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s