Lançamentos Música Mpb Pop Resenhas

LANÇAMENTO: o primeiro cd de Toni Ferreira

Aposta da Universal Music, Toni Ferreira estreia em cd produzido por Pélico

TF_capa

Revelado em 2012 no projeto coletivo “Sarau – Novos Talentos da MPB”, onde aparecia como autor de duas canções, o jovem cantor e compositor paulista Toni Ferreira acaba de lançar seu primeiro álbum solo pela Universal Music. O cd marca também a primeira incursão de Pélico (juntamente com Jesus Sanchez) nos caminhos da produção.

Identificado com a “nova geração de paulistas” que despontam no cenário musical nacional, Toni segue com passos seguros nesse primeiro trabalho. Logo de cara, “Olha só”, uma das duas inéditas de Pélico para o álbum, aparece com seus versos positivos “a gente aperta o passo e dobra aquela esquina, esquece aqueles que um dia nos fizeram tão mal” e apresenta o tom que domina o cd – canções acessíveis e de feitura bem cuidada. Maria Gadú contribui com a ótima “Te Falo Amanhã”, roquinho leve e alto astral com pegada de hit radiofônico que deixa bem claro a proximidade da voz de Toni com uma das suas influências confessas – a lembrança de  Cazuza é impossível passar batida.

Nas regravações que constam do repertório escolhido, o cantor se sai muito bem com a sensível versão de “Amor, Pra Que Nasceu”, lindo tema resgatado do primeiro disco de Martinho da Vila, de 1969. Outro bom momento de intérprete vem em “Marca de Espinho” (Mito / Carlos Barbosa), bem sacada releitura,  com ritmo marcado, de um sucesso de 1979 do Agepê.  Já “Menino Deus” de Caetano Veloso,  não empolga e pouco acrescenta à versão original. O mesmo acontece com “Manjubá” ( Toni Ferreira / Camila Kenmotsu / Eduardo Pitta / Eduardo Luca), primeira das faixas autorais do cd, que vem pálida e sem liga denotando uma certa falta de intimidade do compositor com o universo mais tradicional da MPB. Outra autoral, “Leve” faz papel mais bonito. Delicada, aposta num distante acento fadista na guitarra portuguesa pilotada por Regis Damasceno, que imprime certa melancolia à faixa, resultando em bonita atmosfera que corrobora os versos “depertou o dia, lindo dia, pra um só, os vasos no chão ao lado dos trapos, se fez meu passado em vão”. Melhor momento do Toni Ferreira letrista.

Quando o artista aposta no pop, se sai muito bem – “Saber de Uma Alma” (João Guarizo), “Paira” (Toni Ferreira / Luis Kiori / Fred Sommer / Gugu Peixoto) e principalmente “Repousar”, a outra inédita do Pélico, podem ajudar, como cartão de visitas, a consolidar Toni Ferreira nas paradas de sucesso.

Em resumo, o bem feito álbum se mostra como uma estreia promissora e acima da média no batido mercado pop brasileiro, que costuma,  sem dó, jogar às feras uma profusão nomes sem nenhuma identidade. Não é o caso aqui.

Toni Ferreira – Toni Ferreira

Lançamento: Universal Music – 2013
Quanto: R$ 25, em média
Review: * * * 1/2

1 comentário em “LANÇAMENTO: o primeiro cd de Toni Ferreira

  1. Pingback: SHOWS: Toni Ferreira lançando o primeiro cd e Silvia Machete lançando Extravaganza Ao Vivo | Música Estática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s