Música Pop Resenhas Show

SHOW: Deolinda encerrando a turnê brasileira

Com atuação inspirada da vocalista Ana Bacalhau, o grupo português Deolinda conquistou a  plateia paulista

O grupo português Deolinda no palco do Sesc Santana. 28.7.2013
Os portugueses do Deolinda no palco do Sesc Santana. 28.7.2013

Com três álbuns na bagagem – “Canção Ao Lado” (2008), “Dois Selos e Um Carimbo” (2010) e “Mundo Pequenino (2013)” – o quarteto português Deolinda, formado por  Pedro da Silva Martins (guitarra portuguesa),  José Luis Martins (violão, guitarra), José Pedro Leitão (baixo) e Ana Bacalhau (vocal),  encerrou a turnê brasileira neste domingo, no palco do Sesc Santana. Tocando para uma plateia lotada, o terceiro concerto dos portugueses (o primeiro foi no Festival de Inverno de Garanhuns e  o segundo na noite do sábado, 27.7, no mesmo Sesc) mostrou a interessante sonoridade pop do grupo,  que tem contribuído para arejar o tradicional fado português.

Verdadeiro sucesso de público e crítica em Portugal, esta foi a primeira vez que o grupo se apresentou no Brasil e deve ter se surpreendido com a calorosa recepção da plateia (pelo menos da paulista) que além de cantar várias das canções da noite em coro, ainda deu demonstrações de carinho explícito à vocalista Ana Bacalhau. Não faltaram gritos entusiasmados e declarações de amor. Ana, aliás, é um dos grande trunfos da banda, dominando a cena com simpatia e desenvoltura.

Aliando a já conhecida técnica de cordas portuguesa com arquitetura sonora baseada no pop contemporâneo, as canções do grupo soam leves mesmo quando os temas sugerem maior profundidade estilística, caso das boas “Seja Agora” e “Há De Passar”, ou “Movimento Perpétuo Associativo”, esta um dos melhores momentos da noite, com sua letra de contornos políticos que reflete certo desencanto com o atual momento da sociedade portuguesa.

Ainda que o meio do show pareça um tanto repetitivo, com números muito parecidos entre si, principalmente quando o pop dá lugar ao fado tradicional, em duas ou três canções, a força do repertório da banda que incluiu músicas dos três trabalhos da carreira, compensa com sobras qualquer deslize. Números como “Musiquinha”, que encerrou o setlist antes do primeiro bis, “Parva Que Sou”, “Fiscal do Fado” e “Fon Fon Fon“, trouxeram ao palco do Sesc Santana uma banda no auge da criatividade e em grande sintonia com o seu público.

Pelo que mostrou Deolinda neste cartão de visitas aos brasileiros,  a música portuguesa  está bem viva e, mesmo que pouco chegue até aqui, agrega  relevância e estilo com resultados acima da média.

Deolinda
Onde: Sesc Santana – São Paulo
Quando: 28.7.2013
Review: * * * *

0 comentário em “SHOW: Deolinda encerrando a turnê brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s