Em total sintonia com seu público, Filipe Catto estreia “Entre Cabelos, Olhos e Furacões” ovacionado. Desde já, um dos melhores shows do ano

Recém lançados, cd ao vivo e dvd “Entre Cabelos, Olhos e Furacões” (Universal Music, 2013), ainda que elogiados, receberam de uma parte da crítica musical a ressalva que havia um caminho popularesco sendo trilhado por Filipe Catto. Pura bobagem. A inclusão de “And I love Her” (Lennon / McCartney) e de sua versão em português por Roberto Carlos, “Eu Te Amo”, nas trilhas do trabalho em nada diminui a qualidade dos produtos, como atestou a arrasadora estreia do cantor na noite deste sábado em São Paulo.
Com sutis alterações em relação à gravação original feita no Auditório do Ibirapuera em fevereiro, o teatral roteiro de 20 números assinado por Filipe e Ricky Scaff excluiu alguns excessos como o medley “Eu Menti pra Você (Karina Buhr) / Mente (Eduardo Gudin e Paulo Vanzolini) / Meu Mundo Caiu (Maysa) / Volta por Cima (Paulo Vanzolini) / Galope (Luiz Gonzaga Jr.)”, que diferentemente do registro perpetuado no cd/dvd agora consta apenas com a canção de Karina Buhr. Aliás, é esse roteiro, alinhavado de forma inteligente, um dos responsáveis pelo êxito do show: ao abordar com fluidez ora blocos temáticos com canções que dialogam entre si, ora agrupando números partindo da premissa da harmonia de sons, em momento algum ele resvala em equívocos. A formação da banda com duas guitarras (eventualmente uma terceira pilotada pelo próprio Filipe) que ajudou a dar peso maior ao repertório do primeiro cd de estúdio do cantor, “Fôlego” (2011), e a ambientação cenográfica limpa fez o espetáculo se alinhar mais à cena pop/rock que à MPB tradicional.
A atuação de Filipe Catto, dono da cena e em total sintonia com seu público, também é digna de elogios. No auge da forma vocal que alia técnica perfeita sem prejuízo à emoção, o cantor consegue dar brilho até a temas menores do setlist como “Ascendente em Câncer”, “A Sós” ou “Dia Perfeito”. A dobradinha “Boulevard of Broken Dreams” (Harry Warren e Al Dubin) / “Piensa En Mi” (Agustín Lara), que mostra a predileção do cantor pelas trilhas dos filmes de Pedro Almodovar, é arriscada mas se sai bem, sem comprometer o resultado final. Nesta primeira noite, o show contou com participação do ascendente compositor paulista Pélico cantando “Sem Medida”, sua boa canção arranjada no meio do roteiro. Já pelo final da apresentação, a intensa interpretação de “Ave de Prata” (Zé Ramalho) supera com folga a já boa versão original de Elba Ramalho, num dos melhores momentos da noite.
Como resultado e sentindo a reação da plateia, “Entre Cabelos, Olhos e Furacões”, com seus diversos acertos, dá mostras claras que Filipe Catto ruma seguro à consagração popular sem marginalizar a qualidade do seu repertório. Possivelmente, no final do ano, deve aparecer nas listas de melhores shows de 2013. Merecidamente.
Veja algumas fotos do show. Aqui.
O setlist da noite de estreia do “Entre Cabelos, Olhos e Furacões”
1. Saga instrumental (Filipe Catto) / Alazão (Ednardo)
2. Ascendente Em Câncer (Filipe Catto e Fernando Calegari)
3. Crime Passional (Filipe Catto)
4. Roupa Do Corpo (Filipe Catto)
5. Eu Menti Pra Você (Karina Bhur)
6. Boulevard Of Broken Dreams (Harry Warren e Al Dubin) / Piensa En Mi (Agustín Lara)
7. And I Love Her (Lennon / McCartney) / Eu Te Amo (versão Roberto Carlos)
8. Nescafé (Alexandre Kumpinski, Ian Ramil, Diego Grando e Marcelo Souto)
9. 2 Perdidos (Dadi e Arnaldo Antunes)
10. Adoração (Filipe Catto)
11. Sem Medida (Pélico) participação de Pélico
12. Redoma (Filipe Catto)
13. ? / Johnny, Jack & Jameson (Filipe Catto)
14. Rima Rica Frase Feita (Nei Lisboa) / Puro Teatro (Catalino Curet Alonso)
15. Dia Perfeito (Marcelo Gross)
16. A Sós (Filipe Catto)
17. Mergulho (Alice Ruiz / Alzira E)
18. Luz Negra (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito)
19. Ave De Prata (Zé Ramalho)
20. Saga (Filipe Catto)
Bis
21. Mergulho
22. Adoração
Filipe Catto – Entre Cabelos, Olhos e Furacões
Quando: 3.8.2013
Onde: Sesc Vila Mariana – São Paulo
Review: * * * * 1/2
Pingback: SHOW: Filipe Catto mostra canção inédita feita em parceria com o compositor carioca Moska « Música Estática
Pingback: Os 15 shows nacionais de 2013 « Música Estática
Pingback: Os 20 discos nacionais de 2013 « Música Estática