Lançamentos Música Resenhas

LANÇAMENTO: Rael – “AINDA BEM QUE EU SEGUI AS BATIDAS DO MEU CORAÇÃO”

Com  o seu segundo álbum, Rael amplia o olhar do rap brasileiro para além das amarras estéticas do estilo

rael_batidas

O primeiro trabalho de estúdio de Rael (quando ainda era da rima), o bom “MP3 – Música Popular do 3° Mundo” (2010), já sinalizava que o rapper paulistano tinha um poder de observação que ia além das amarras estéticas do rap nacional.

Em “Ainda Bem Que Segui as Batidas do Meu Coração”, recém lançado pelo selo Laboratório Fantasma, o cantor e compositor aprofunda essa experiência de conexão e traz à tona um álbum em que o rap é ainda o norte absoluto da sua música, mas abre brechas que unem estilos, influências e gêneros distintos num resultado bem superior aos alcançados pelos seus colegas de cena.

Ao regravar um pagode do grupo Sensação, “Oyá” (Carica e Prateado) ou mesmo na autoral “Caminho”, em que o suingue da canção conjuga ponte entre as batidas do mangue beat e um Gilberto Gil em suas incursões na black music, Rael se coloca como agregador de matizes sem sair do seu universo particular – que é amplo. “Diáspora” (Rael) é outra faixa que pode causar certo estranhamento por navegar nas águas do reggae, mas ao fim apenas atesta coerência com sua letra despida de preconceitos. Alías, é nas letras, e daí a grande conexão com o rap de contornos mais clássicos, que “Ainda Bem…” ganha em contundência.  Positivo e esperançoso nas idéias, muito menos sofrido ou magoado, Rael jamais resvala no supérfluo. Na pegada da cotidiana “Diferenças” ou na melódica “Pedindo a Deus”, o rapper das boas rimas aparece com imagens que se desenham mais inteligíveis e de fácil absorção. Talvez, com este seu segundo álbum, Rael tenho feito mais pelo rap, no sentido de ser elemento popular sem amarras, que qualquer outro trabalho recente na cena periférica atual.

O álbum está disponível para audição, download gratuito e compra. Aqui.

Rael – Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração
Lançamento: Laboratório Fantasma, 2013
Quanto: R$ 15, em média
Review: * * * * 

1 comentário em “LANÇAMENTO: Rael – “AINDA BEM QUE EU SEGUI AS BATIDAS DO MEU CORAÇÃO”

  1. Pingback: Os 20 discos nacionais de 2013 « Música Estática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s