Lançamentos Música Mpb Resenhas

A segunda estreia de Ellen Oléria

Lançando o primeiro álbum depois de ter vencido a etapa nacional do programa The Voice, a cantora Ellen Oléria mostra personalidade em trabalho de produção caprichada

ellen

Este terceiro trabalho da cantora Ellen Oléria tem gosto de (re)estreia. Alçada à fama depois de vencer a edição nacional do programa The Voice em 2012, a artista brasiliense agora teve a oportunidade de gravar por uma major – a Universal Music – com recursos de produção nitidamente superiores aos seus discos anteriores. No álbum homônimo, a produção caprichada a cargo de Alexandre Castilho e Torquato Mariano só fez valorizar a grande voz da intérprete que mostra personalidade e escapa de ser soterrada por excessos ou amarras típicas de quem chega à uma gravadora de porte mundial.

Nas boas regravações de “Anunciação” (Alceu Valença), que abre o álbum e é a primeira música de trabalho da atual fase, “Aqui é o país do futebol”(Milton Nascimento e Fernando Brant), que conta com participação de Carlinhos Brown ou mesmo na manjada “Maria Maria” (Milton Nascimento / Fernando Brant), ora surgindo como síntese da perseverança da cantora que supera obstáculos para ter seu trabalho reconhecido, Ellen se sai bem atribuindo assinatura black a todos os temas. Impossível não lembrar de Sandra de Sá, referência mais óbvia na black music brasileira. O único ponto menor no disco é a leitura de “Nuvem Passageira”, aqui esmaecida e fora de foco com o restante do álbum.

Das autorais, “Geminiana” e “Me Leva”, esta já registrada no primeiro disco de 2009, são os maiores destaques, dando sinais que Ellen Oléria tem um caminho a mais a explorar. O saldo desta nova fase da carreira é bem superior ao que se poderia imaginar, tendo em mente o ralo espólio que este tipo exposição televisiva, calcada nos antigos programas de calouros, tem rendido a música brasileira. O grande recurso vocal e personalidade da cantora driblam bem os percalços da superexposição e não deixam que Ellen caia na vala comum dos 15 minutos de fama.

Ellen Oléria – Ellen Oléria
Lançamento: Universal Music, Julho/2013
Quanto: R$ 24, em média
Review: * * * 1/2

0 comentário em “A segunda estreia de Ellen Oléria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s