Em show onde brilharam os afro-sambas de Baden Powel e Vinicius de Moraes, Virginia Rodrigues reafirmou seu canto ancestral tão exuberante quanto triste
Em 2004, Virginia Rodrigues dedicou um álbum inteiro aos afro-sambas de Vinicius de Moraes e Baden Powel. E foram essas canções da parceria iniciada em 1962 e já pertencentes aos grandes momentos da música brasileira, que guiaram as duas apresentações que a cantora baiana realizou em São Paulo na semana passada.
Em roteiro de 14 números, oito músicas gravadas em “Mares Profundos” ajudaram a reafirmar a exuberância do canto de Virginia Rodrigues, linkando em contornos afetivos toda tristeza contida no subconsciente ancestral deste repertório que remete diretamente às raízes artísticas da cantora. A sequência de “Tristeza e Solidão”, “Canto de Ossanha” e “Canto de Xangô”, de expressividade tão intensa que fez a plateia, de pé, aplaudir a artista em cena aberta, foi apenas um dos grandes momentos da noite.
- BNegão e Virginia Rodrigues
A participação de BNegão em “Juízo Final” (Nelson Cavaquinho / Elcio Soares), número onde brilharam igualmente o violão primoroso de Bernardo Bosisio e o violoncelo de Yura Ranevsky, foi outra boa sacada do coeso roteiro que teve ainda a emocionada versão para “Manhã de Carnaval” (Antonio Maria / Luiz Bonfá), tema extraído do repertório do álbum de estreia de Virgínia, “Sol Negro” (1997) e “Lamento de Exú” (Baden / Vinicius), com direito a vocalises de inspiração lírica, com a cantora mostrando que é uma das poucas no cenário nacional a entrelaçar com efetividade os cenários clássicos e populares. Só ao final do espetáculo o clima solene e teatral deu lugar à uma certa leveza – “Labareda” (Baden / Vinícius) e “Ojuobá” (Edil Pacheco / Paulo Cesar Pinheiro). em levada de afoxé ritmada na percussão de Marcos Lobo, foi a deixa para que Virginia, enfim, sorrisse e ensaiasse, elegante, passos de dança convocando o público a acompanhá-la.
Vírginia Rodrigues – Recomeço
Quando: 26.8.2013
Onde: Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros
Review: * * * *
0 comentário em “SHOW: Virginia Rodrigues no Sesc Pinheiros”