Lançamentos Música Mpb Pop Resenhas

LANÇAMENTO: Bernardo Bravo – “Arlequim”

Capa-Arlequim

Álbum que chegou as minhas mãos através da cantora Janaina Fellini, “Arlequim” (Independente, 2013) é o primeiro trabalho solo de Bernardo Bravo, o cara que é uma das metades do duo curitibano FelixBravo. Ambientado no formato voz e piano, o trabalho se configura em boa surpresa ao apostar na simplicidade e na aparente falta de pretensões. Suas 14 faixas, ainda que pequenas na arquitetura, não resvalam na simploriedade artística e acenam, inclusive, ao universo pop com bons resultados.  É o caso da faixa que abre o cd, “Carnaval em Curitiba” (Phill Veras), moldada tal qual uma balada com o bom piano de Bruno Piazza. “Cangote”, parceria do Bernardo com Dú Gomide, outro nome interessante da cena curitibana, vai pelo mesmo caminho de acertos pop,  assim como “Quase Lá” (Dú Gomide / Flávio Alves). Em “Manjubinha” (Octávio Camargo / Chiris Gomes), o humor singelo dá o tom.  Autoral, “Blues” aparece com uma pegada mais incisiva e urbana, arranjada pelo pianista Fábio Cardoso, em abordagem que casa bem com a ótima “Trago”, faixa de cores mais intensas criada por Estrela Leminski, Teo Ruiz e Fábio Navarro.

O título do trabalho e sua apresentação, faz notório que o cantor assumiu uma personagem e selecionou o repertório sob esta ótica alheia que gira,  quase invariavelmente, pelas relações amorosas e suas consequências sem pessimismos ou mágoas. Tal  temática chega ao ápice na valsa “Saudade”, letra de Bernardo sob música de Chiquinha Gonzaga, escrita no final do século 19 e que, conta a história,  foi composta pela maestrina carioca depois da morte do maestro Carlos Gomes.

Em seus vários bons momentos, “Arlequim” faz interessante viagem navegando em mar de sutilezas que ampliam seu poder de sedução a cada vez que é ouvido.

O álbum está disponível para download gratuito via Musicoteca. Aqui.

Bernardo Bravo – Arlequim
Lançamento: Independente, 2013
Review: * * * 

0 comentário em “LANÇAMENTO: Bernardo Bravo – “Arlequim”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s