Música Mpb Resenhas Show

SHOW: Fafá de Belem – “Tanto Mar”

Reapresentando show que está na estrada desde 2009, Fafá de Belem aborda a obra de Chico Buarque com propriedade e aproveita, elegante, a oportunidade para criticar a postura do músico no imblógio das biografias

Fafá de Belem no palco do Sesc Bom Retiro, em São Paulo. 31.10.2013
Fafá de Belem no palco do Sesc Bom Retiro, em São Paulo. 31.10.2013

Fafá de Belem – Tanto Mar
Quando: 31.10.2013
Onde: Sesc Bom Retiro – São Paulo
Review: * * * * 

Convidada pelo Sesc para um show especial em comemoração ao dia dos comerciários, Fafá de Belem voltou a São Paulo para apresentar o show “Tanto Mar“, um dos grandes sucessos da sua carreira. Resultado do álbum homônimo gravado em 2005, quando completou 30 anos de carreira, e que depois virou DVD, “Tanto Mar” é inteiramente dedicado à obra de Chico Buarque. À época foi um combo que recolocou nos eixos a carreira de Fafá, que vinha escorregando em sequência de álbuns que beiravam o popularesco.

A impressão que Tanto Mar é um grande show ficou mais clara que nunca. Inspirada, a cantora fez uma apresentação arrebatadora. Passeando por grandes sucessos do compositor, o show reservou espaço para peças menos óbvias também – já na abertura, “Olha Maria” em encenação dramática mas sem exageros dava pistas que a noite seria das melhores. A versão em francês de “Terezinha“, “Dans Mon Coeur” e “Angélica“, canção que Chico fez para a estilista Zuzu Angel que teve um filho assassinado pelo regime didatorial que o Brasil vivia à época, foram outros temas bem sacados na escolha do repertório. Solta em cena, depois de entoar a canção que dá título ao espetáculo, Fafá aproveitou o momento e não deixou de reclamar da postura do compositor (e do grupo ligado a ele) no imbróglio das biografias, deixando clara sua posição a cerca do assunto. Para Fafá, qualquer tipo de cerceamento às biografias é censura. Simples. Sem discussão. Na sequência, com timing preciso emendou “Musa do Meu Fado“, em mise en scène que contou com a voz de Chico em off.

De resto, o repertório visitou os grandes sucessos do compositor. “As Vitrines“, “Olhos Nos Olhos“, “Bastidores“, “Vida“, Com Açúcar, Com Afeto“, “Todo Sentimento“. Encerrando o show, antes do bis, “Construção” talvez tenha sido a canção mais surpreendente da noite, com a banda em estado de graça, em arranjo que desconstruiu harmonicamente a gravação original. A noite terminou com “Sob Medida“, tema que é, indiscutivelmente, uma canção da Fafá. Em todos os números, sem exceção, a artista brilhou. Só pra lembrar que seu lugar entre as maiores cantoras do país é cativo.

Algumas fotos do show. Aqui.

1 comentário em “SHOW: Fafá de Belem – “Tanto Mar”

  1. A voz da Fafá,no início de carreira, era linda.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s