Lançamentos Música Mpb Resenhas

LANÇAMENTO: Iara Rennó – “I A R A”

iara_renno_capa

Iara Rennó – I A R A
Lançamento: Joia Moderna, novembro/2013
Quanto: R$ 24, em média
Review: * * * * 1/2

A regravação de “Roendo as Unhas“, clássico de 1973 do sambista Paulinho da Viola, é uma das faixas-chave para entender “I A R A“, segundo álbum solo da cantora e compositora paulista, ora radicada no Rio de Janeiro, Iara Rennó. Ao desestruturar a cadência da gravação original e sobrepor à letra tensa uma batida seca que flerta com a sonoridade underground oitentista, a cantora construiu uma ponte interessante que unem dois universos separados em espaço temporal e que apontam para um futuro modernista. A produção do álbum, confiada às mãos de Moreno Veloso, realça esse caráter inventivo com a adição de ruídos e percussões eletrônicas em boa parte das canções sem, contudo, apelar à gratuitas estranhezas. Tais intervenções ficam bem claras em “Estribilho” (Iara Renó) e “Amor Imenso“, parceria de Iara com Thalma de Freitas, duas das músicas melodicamente menos palatáveis do disco.

Outro ponto que diferencia I A R A da produção nacional atual é a ótima qualidade das letras nas 11 faixas inéditas apresentadas no trabalho. Esteticamente rigorosa, a escolha do repertório se mostra inspirada em faixas como a que abre o disco, “Já Era” (Iara Rennó), “Miligramas” (Iara Rennó), com os ótimos versos “não me venha com esses dramas / minidramas / miligramas de lágrimas mundanas” e “Arroz Sem Feijão“, sentido samba-canção com arranjo minimalista que lembra ao longe os sons eletrônicos do Kraftwerk, como bem assinalou Rômulo Fróes no release distribuído a imprensa.

Sem deslizes,  I A R A é disco personalíssimo, como parece sugerir o registro de duas versões de “Outros Tantos” (Iara Rennó) – uma apenas  com a cantora e sua guitarra e outra, mais a frente, já com adesão da produção de Moreno, que em comparação acentua a boa fonte da obra. Certeira, Iara Rennó produziu um dos álbuns mais interessantes de 2013.

O cd está disponível para audição. Aqui.

1 comentário em “LANÇAMENTO: Iara Rennó – “I A R A”

  1. Pingback: Os 20 discos nacionais de 2013 « Música Estática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s