Bruno Souto – Estado de Nuvem
Lançamento: Independente, agosto/2013
Review:1/2
Em dez anos de carreira como front leader e principal compositor da banda Volver, Bruno Souto exercitou, com alternados estágios de efetividade, um trabalho notoriamente marcado por versos de cunho confessional. Não é diferente neste Estado de Nuvem, álbum produzido por Bruno e Regis Damasceno que marca a estreia do cantor e compositor fora do universo da banda que o projetou.
De aura pop e sintonia roqueira, Estado de Nuvem apresenta 10 canções inspiradas, onde a verve fluida do letrista atinge um patamar de amadurecimento que confere credibilidade à exposta melancolia e posterior redenção que se alternam faixa a faixa. Exemplos de acertos não faltam. “Dentro” é bela incursão ao brega setentista que evoca a obra de Odair José, mesmo caminho seguido em “Avesso“, cuja arquitetura sonora disfarça com leveza as dores e desencontros amorosos do compositor. “Eu e o Verão“, é tema descaradamente pop que vem emoldurado por teclados e sintetizadores bem dosados . “Cansaço” (Bruno Souto / José Eduardo Vasconcelos), leva o trabalho às fronteiras do reggae. Única faixa que não leva a assinatura do cantor, a bonita balada “Veja Bem” aposta em singelos versos de José Eduardo Vasconcelos que não desviam o foco da cena interiorizada armada pelo Bruno.
Coeso e bem acabado, Estado de Nuvem soa sincero nas intenções e põe em trajetória ascendente a carreira solo do compositor.
O Bruno lançou o disco em show no Sesc Pinheiros no último dia 28/11. Algumas fotos da apresentação, aqui.
Pingback: Os 20 discos nacionais de 2013 « Música Estática