Lançamentos Música Mpb Resenhas

LANÇAMENTO: Maria Bethânia – “Carta de Amor” DVD e CD ao vivo

bethania_dvd

Maria Bethania – Carta de Amor DVD e CD Ao Vivo
Lançamento: Biscoito Fino, dezembro/2013
Quanto: R$ 36, DVD e R$ 29 cada CD, em média
Review: star-512star-512star-512star-512

Seguindo a cartilha dos últimos anos onde reza a ladainha lança-cd-faz-show-lança-dvd-e-cd-ao-vivo-do-show, a cantora baiana Maria Bethânia joga no mercado este combo “Carta de Amor“. Partindo do repertório do cd de estúdio gravado em 2012, Oásis de Bethânia, a intérprete arma poderoso jogo de sedução no melhor estilo que caracteriza sua obra desde pelo menos 1967, quando sob direção de Fauzi Arap (1938-2013) o formato de show de teatro começou a se delinear no espetáculo Comigo Me Desavim. Poderia até soar mais do mesmo não estivesse no palco uma das maiores artistas brasileiras em todos os tempos.

Carta de Amor foi captado em 2 noites de abril, na casa de espetáculo Vivo Rio, no Rio de Janeiro, sob direção de cena de Bia Lessa e direção musical de Wagner Tiso, maestro que veio substituir a Jaime Além, parceiro da cantora nos últimos 25 anos. A mudança de maestro nem chega a ser tão perceptível assim, visto que o rigor estilístico da intérprete não abre grandes brechas para malabarismos. Armado tal qual uma ópera popular, com canções e textos dialogando conceitualmente em eixos temáticos, o roteiro do show dividido em 2 atos contempla os compositores preferidos de Bethânia. Estão lá Caetano Veloso (“Não Enche“, em problemática versão onde a cantora jamais acerta o tempo da canção e “Reconvexo“), Gonzaguinha (“Sangrando“, “Festa“, “O Que É, O Que É“) e Paulo Cesar Pinheiro (“Salmo“, “A Dona Do Raio e Do Vento“, “Carta de Amor“).

Das novidades, além de 6 canções do Oásis de Bethânia, uma inédita de Chico César (“Estado de Poesia“) e as ótimas versões para “A Casa É Sua” de Arnaldo Antunes, “Dora” de Dorival Caymmi e “Na Primeira Manhã“, música de Alceu Valença que ganhou registro definitivo de Bethânia em 1984 e que aqui aparece sob vibrante arranjo da banda capitaneada por Tiso.

O DVD apresenta o show na íntegra, com 32 números, quase sem cortes ou movimento bruscos de câmeras. Já o cd, que também apresenta o repertório integralmente, está dividido em 2 volumes, vendidos separadamente, numa estratégia de marketing nem tão compreensível pois encarece o produto além do razoável, levando em conta os recentes números dos lançamentos populares. Em todo caso, duvido que algum fã da cantora deixe de comprar Carta de Amor apenas por esse motivo. Carta de Amor vale cada centavo.

0 comentário em “LANÇAMENTO: Maria Bethânia – “Carta de Amor” DVD e CD ao vivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s