LANÇAMENTO: Leo Tomassini – “Arpoador”

tomassini_capa

Leo Tomassini – Arpoador
Lançamento: Independente, dezembro/2013
Quanto: R$ 22, em média
Review: star-512star-512star-512star-512

Egresso do grupo de samba Família Roittman, banda que alcançou certa visibilidade na cena carioca dos anos 1990, o músico Leo Tomassini se lança mais uma vez independente neste “Arpoador“, álbum apresentado no finalzinho de 2013.

Dez anos após seu primeiro disco solo (o bom “Amor e Cordas” de 2003), Leo volta com talento num disco de alma carioca, fato nítido não só pelo  título mas também na capa que reproduz bela foto de Marcos Bonisson. Delicado e de tons menores em sua maior parte, Arpoador consegue traçar um elogio ao samba brasileiro sem artifícios espalhafatosos. Abrindo mão de percussões, o violão cheio de bossa, ora reverente a João Gilberto, ora praieiro como Caymmi assume o protagonismo em faixas como “Queira ou Não Queira” com participação de Guinga, “Elizabeth” que tem Caetano Veloso (estrela que brilha como inspiração maior em todo o disco) como convidado ou no samba-canção “Feitiço“, com o guitarrista Pedro Sá responsável pelo violão e guitarras do tema.

Apenas três das suas 12 canções fogem à atmosfera cool que domina o trabalho. É quando as percussões de Dany Roland, Domenico Lancellotti e Stéphane San Juan entram em cena com vigor. Na graciosa  “Garbosa“, canção que evoca a influência de Caymmi, “É Garoa“, com participação de Nelson Jacobina (1953 – 2012), a quem o disco é dedicado e “Samba Naif“, faixa de inspiração afro que remete aos sambas de roda do recôncavo baiano.

Elegante em sua precisa concepção e tradicionalmente carioca na sua execução, o ótimo Arpoador anuncia que a cena musical do Rio de Janeiro deve estar no centro das atenções em 2014.

Ouça “Elizabeth“, com participação de Caetano Veloso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s