Lançamentos Música Mpb Resenhas

LANÇAMENTO: Leo Tomassini – “Arpoador”

tomassini_capa

Leo Tomassini – Arpoador
Lançamento: Independente, dezembro/2013
Quanto: R$ 22, em média
Review: star-512star-512star-512star-512

Egresso do grupo de samba Família Roittman, banda que alcançou certa visibilidade na cena carioca dos anos 1990, o músico Leo Tomassini se lança mais uma vez independente neste “Arpoador“, álbum apresentado no finalzinho de 2013.

Dez anos após seu primeiro disco solo (o bom “Amor e Cordas” de 2003), Leo volta com talento num disco de alma carioca, fato nítido não só pelo  título mas também na capa que reproduz bela foto de Marcos Bonisson. Delicado e de tons menores em sua maior parte, Arpoador consegue traçar um elogio ao samba brasileiro sem artifícios espalhafatosos. Abrindo mão de percussões, o violão cheio de bossa, ora reverente a João Gilberto, ora praieiro como Caymmi assume o protagonismo em faixas como “Queira ou Não Queira” com participação de Guinga, “Elizabeth” que tem Caetano Veloso (estrela que brilha como inspiração maior em todo o disco) como convidado ou no samba-canção “Feitiço“, com o guitarrista Pedro Sá responsável pelo violão e guitarras do tema.

Apenas três das suas 12 canções fogem à atmosfera cool que domina o trabalho. É quando as percussões de Dany Roland, Domenico Lancellotti e Stéphane San Juan entram em cena com vigor. Na graciosa  “Garbosa“, canção que evoca a influência de Caymmi, “É Garoa“, com participação de Nelson Jacobina (1953 – 2012), a quem o disco é dedicado e “Samba Naif“, faixa de inspiração afro que remete aos sambas de roda do recôncavo baiano.

Elegante em sua precisa concepção e tradicionalmente carioca na sua execução, o ótimo Arpoador anuncia que a cena musical do Rio de Janeiro deve estar no centro das atenções em 2014.

Ouça “Elizabeth“, com participação de Caetano Veloso.

0 comentário em “LANÇAMENTO: Leo Tomassini – “Arpoador”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s