Entre a tradição um tanto envergonhada e o pop ensolarado, ZAZ se sai bem Recto Verso

zaz

ZAZ – Recto Verso
Lançamento: Importado 2013, Play On / Sony Music
Quanto: R$ 30, em média
Review: star-512star-512star-512

Queridinha da imprensa musical francesa (e europeia em geral), Isabelle Geoffrey, a ZAZ, chega ao seu terceiro álbum, o segundo de estúdio, abrindo seu universo sonoro ao pop. Depois da elogiada estreia em 2010 com um álbum que realocava a chanson francesa em timbres modernos, a cantora passou a ser comparada até a Edith Piaf, num exagero (heresia?) típico da empolgação midiática cultural francesa. Zaz está ás vésperas de uma turnê brasileira para divulgação de Recto Verso (Play On / Sony Music), seu novo álbum que se não chega a negar a sonoridade daquela estreia,  soa bem mais leve, alegre nas maioria dos momentos, uma indicação já exposta na capa do trabalho, acenando talvez a um desejo da artista de não ser levada tão a sério.

Recto Verso segue em influências jazzisticas em faixas como “Oublie Loulou“, Comme Ci, comme ça“, “Gamine” e “T’attends Quoi“, músicas conceitualmente atreladas ao estilo de canções tradicionais francesas, algo de vaudeville,  passa por baladas onde as limitações de intérprete da artista ficam evidentes, caso de “La Lessivee “Si“, esta última com bonito e climático acompanhamento do toque dramático de piano, perseguindo quase sempre o mesmo tema – desilusões amorosas e artificial melancolia. Mas é o pop de “On Ira“, faixa de abertura do trabalho, que dá o tom geral do álbum (mesmo que nem sempre explicitamente) e que segue cada vez mais destacado em “Gamine“, “Nous Debout” e “Toujours“. Entre a tradição um tanto envergonhada e o pop ensolarado, ZAZ em geral se sai bem Recto Verso – álbum que se deixa ouvir de forma tranquila.

A cantora fará quatro apresentações no Brasil no mês de março. O primeiro,  dia 19  no SESC Palladium, em Belo Horizonte. Dia 20, o palco será o do Circo Voador, no Rio de Janeiro e finalizando, 2 noites em São Paulo, no Sesc Pompeia, dias 22 e 23.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s