LANÇAMENTO: Descendo a ladeira, os Sambas de Enredo das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro têm safra decepcionante

enredo_rio

Sambas de Enredo 2014 – Grupo Especial do Rio de Janeiro
Lançamento: Universal Music, janeiro/2014
Quanto: R$ 20, em média
Review: star-512star-512

Seguindo a carreira dos últimos anos, os sambas de enredo 2014 das escolas do grupo especial do Rio de Janeiro em nada honram o passado glorioso do gênero que já rendeu diversos clássicos à música brasileira. A rigor, apenas Portela, Vila Isabel, Salgueiro e Mocidade Independente de Padre Miguel apresentam sambas de boa qualidade na gravação que sai em edição da Universal Music e que tem como produtores Alceu Maia e Jorge Cardoso. Sem grandes novidades, a maioria das escolas aposta no samba marcheado, forma que tem dominado o panorama dos desfiles dos últimos anos.

A julgar pelo registro do cd, a Portela sai na frente das demais escolas com o belo “Um rio de mar a mar: Do Valongo à glória de São Sebastião” (Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento, Waguinho, Edson Alves e J. Amaral), samba de refrão empolgante que tem cara de sucesso de avenida. A Unidos de Vila Isabel não fica muito atrás, com o poético  “Retratos de um Brasil plural” (André Diniz / Evandro Bocão / Arlindo Cruz / Arthur das Ferragens / Professor Wladimir / Leonel). No mesmo patamar de excelência está Mocidade Independente de Padre Miguel com “Pernambuconópolis“, enredo que aposta em homenagem ao estado de Pernambuco e ao carnavalesco Fernando Pinto, grande artesão de carnavais passados da escola. O restante dos sambas de enredo ficam naquele meio de caminho, sem grande identidade e sem empolgar muito. Se há um samba que realmente está fora da média é o da Beija Flor de Nilópolis – beira o constrangedor, numa atabalhoada homenagem ao Boni, ex-diretor da TV Globo. O negócio é esperar por 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s