
João Donato – Quem É Quem – 40 anos
Quando: 27.2.2014
Onde: Teatro Paulo Autran – São Paulo
Review:
Gravado no mítico ano de 1973, Quem É Quem foi LP que inaugurou a fase na carreira do música acreano João Donato onde suas músicas pela primeira vez ganhavam letras. Até então, em sua discografia iniciada oficialmente em 1953 com a edição do 78 rotações Donato e Seu Conjunto, apenas temas instrumentais. Para Donato, o fato era motivo de comemoração e merecia uma festa. Com a recusa da sua gravadora à época, a Odeon, em investir na divulgação do disco, o pianista subiu no Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro, e de lá arremessou um lote inteiro dos LPs, tudo registrado pelas lentes da TV Globo. Essa foi uma das histórias saborosas que João Donato contou na noite desta quinta-feira (27), durante a apresentação que marcou a tardia festa de lançamento do disco que está completando 41 anos neste ano de 2014.
Álbum de aura vanguardista, Quem É Quem ajudou a definir solidamente a sonoridade pela qual a música de Donato passaria a ser conhecida e admirada no Brasil e no mundo – um misto de influências do jazz americano acrescido de elementos da música caribenha e ecos da bossa nova, numa junção inventivamente explosiva com o groove dos metais, sonoridade que já se delineava no disco anterior do pianista, o obrigatório Donato/Deodato (1973), gravado em parceria com o maestro Eumir Deodato. Uma fluência rítmica já expressa na primeira faixa do disco, “Chorou, Chorou“, parceria do músico com Paulo César Pinheiro, que também abriu o show entre improvisos de Donato no Fender Rhodes e a pegada certeira da banda de 7 instrumentistas do Bixiga 70, grupo da cena musical paulistana, que formaram a cama perfeita pro músico reproduzir os criativos arranjos de Laércio de Freitas, responsável pela direção musical do disco.
Como em toda festa, os convidados tiveram participação fundamental no espetáculo – na primeira parte da apresentação, uma correta Mariana Aydar deu voz a “Terremoto” (Paulo César Pinheiro / João Donato), abordou acompanhada pelo elegante piano de Donato, “Mentiras” (João Donato / Lysias Ênio) pra depois cair no suingue da percussiva “Cala A Boca Menino” (Dorival Caymmi), música que no disco contara com a voz de Nana Caymmi. Produtor e grande responsável pela edição de Quem É Quem, Marcos Valle veio depois de Mariana para, em dois números, subir os tons de improvisação nas autorais “Cadê Joel?” e fugindo do repertório do disco, refazer com acento jazzy “Não tem Nada Não” (João Donato / Eumir Deodato / Marcos Valle). Saiu de cena ovacionado. A nítida empolgação da plateia continuou com a entrada de Tulipa Ruiz, grande destaque da noite, para entoar “Flor de Maracujá“, outra canção alheia ao repertório de Quem É Quem, sucesso na voz de Gal Costa em 1974 e que na versão expressionista de Tulipa ganhou ainda maior intensidade com a cantora atingindo notas altíssimas com aparente facilidade. O alto nível artístico prosseguiu na surpreendente interpretação de “Até Quem Sabe“, com Donato ao piano e Tulipa esbanjando personalidade ao recriar com dramaticidade, abolerando um standard de refinada harmonia. Nesta noite, Tulipa Ruiz ao lado de João Donato se agigantou.
Demorou 40 anos, mas Quem É Quem, obra-prima da música brasileira, enfim ganhou um lançamento à altura da sua estatura influenciadora com uma noite de grandiosidade artística. Genial esse João, o Donato.
O roteiro armado para a comemoração dos 4o anos do álbum Quem É Quem:
1. Chorou, Chorou (Paulo César Pinheiro / João Donato)
2. Amazonas (Keep Talking) (João Donato)
3. Terremoto (Paulo César Pinheiro / João Donato) com Mariana Aydar
4. Mentiras (João Donato / Lysias Ênio) com Mariana Aydar
5. Cala Boca Menino (Dorival Caymmi) com Mariana Aydar
6. Nãna Das Águas (Geraldo Carneiro / João Donato)
7. Me Deixa (Geraldo Carneiro / João Donato)
8. Fim De Sonho (João Carlos Pádua / João Donato)
9. Cadê Jodel? (Marcos Valle / João Donato) com Marcos Valle
10. Não tem Nada Não (João Donato / Eumir Deodato / Marcos Valle) com Marcos Valle
11. Flor de Maracujá (João Donato / Lysias Enio) com Tulipa Ruiz
12. Até Quem Sabe? (Lysias Ênio / João Donato) com Tulipa Ruiz
13. A Rã (João Donato) com Tulipa Ruiz
14. Ahiê (Paulo César Pinheiro / João Donato)
15. BIS – Cala Boca Menino (Dorival Caymmi)
O LP Donato/Deodato foi gravado nos dias 26 de março e 10 de abril de 1973, e lançado em meados do mesmo ano (1973), não em 1971, como foi digitado no texto. Como foi dito, 1973 foi realmente um ano mítico, não é?
CurtirCurtir