
Marcia Castro – Das Coisas Que Surgem
Quando: 29.8.2014
Onde: Teatro Paulo Autran – São Paulo
Review:1/2
“O foco tá bem mais preciso, agora eu vejo o que sinto“, os versos de Gui Amabis alinhados na climática abertura do show que a cantora baiana Marcia Castro realizou na capital paulista para lançar seu terceiro cd, soaram como boa introdução para o novo repertório, mostrado pela primeira vez na noite desta sexta-feira (29). Das Coisas Que Surgem, o cd, deve chegar às lojas neste mês de Setembro, sob produção musical de Amabis, ressaltando um repertório autoral, com a cantora se arriscando também como compositora.
Desta safra de inéditas autorais, cinco canções foram feitas em parceira com o poeta arrudA – a roqueira “Sem Mistério“, os reggaes “Os Atalhos“, “O Amor Tem Dessas” e “Beijos de Ar” e a inspirada “O Que Me Move“, terceiro número do coeso roteiro, com seus versos “o que me assusta é o que alcança, o que não tem resposta a gente canta” impondo atmosfera de reflexão sobre a carreira da cantora. Em relação a De Pés No Chão, o festivo trabalho anterior da baiana, o repertório do novo disco parece mais sereno, ambientado com inspiração na experiência da cantora e sua relação com a cidade de São Paulo, com as guitarras de Rovilson Pascoal em acentuada participação, como no inédito rock de Arnaldo Antunes e Alice Ruiz, “Mau Caminho“, que bebe diretamente na fonte da jovem guarda, ou no ska “Na Menina dos Meus Olhos“, regravação do antigo samba de Monsueto Menezes e Flora Matos, a única canção do novo disco que já tinha sido revelada.
Boa de palco, Marcia Castro, em que pese a tensão da estreia, se sai bem ao intercalar as músicas da nova safra com temas já conhecidos do público como “Vergonha” e “Frevo Pecadinho” ou na boa versão de “Três da Madrugada“, tema de Torquato Neto e Carlos Pinto embebido em poesia reflexiva, originalmente gravada em 1973 por Gal Costa, em compacto que acompanhava o livro Os Últimos Dias de Paupéria. Das Coisas Que Surgem, o show, ainda parece necessitar de uma sintonia mais fina e de rodagem de palco, mas o caminho é promissor.
O roteiro da estreia nacional de Das Coisas Que Surgem:
1.Um bom filme (Gui Amabis)
2. Sem Mistério (Marcia Castro / Arruda)
3. O que me move (Marcia Castro / Arruda)
4. Três da madrugada (Torquato Neto / Carlos Pinto)
5. Os Atalhos (Marcia Castro / Arruda)
6. Mau caminho (Arnaldo Antunes / Alice Ruiz)
7. História do fogo (Otto)
8. O amor tem dessas (Marcia Castro / Arruda)
9. Na menina dos meus olhos (Monsueto Menezes / Flora Matos)
10. Beijos de ar (Marcia Castro / Arruda)
11. Por que te vas (José Luis Perales)
12. Vergonha (Luciano Salvador Bahia)
13. 29 beijos (Galvão / Moraes Moreira)
14. Você Gosta (Tom Zé)
15. Partículas de amor (Lucas Santtana / Gui Amabis)
16. De pés do chão (Rita Lee)
BIS
17. Frevo Pecadinho (Tom Zé / Tuzé de Abreu)
Fotos
0 comentário em “SHOW: Com foco mais preciso, Marcia Castro estreia Das Coisas Que Surgem”