Show: Beto Guedes em São Paulo, no Sesc Belenzinho

Beto Guedes no palco da Comedoria Sesc Belenzinho (Foto Alexandre Eça)
Beto Guedes no palco da Comedoria Sesc Belenzinho (Foto Alexandre Eça)

Beto Guedes – no projeto Álbum
Quando: 10.9.2014
Onde: Comedoria Sesc Belenzinho – São Paulo
Review: star-512star-512star-512 1/2

Um dos artífices do Clube da Esquina, o mineiro Beto Guedes nunca se mostrou muito à vontade nos palcos. A voz, pequena, e a extrema timidez tampouco ajudam na cena. O que não dá para negar são suas virtudes como compositor. E foi justamente uma obra de grande rigor estilístico que o mineiro desfilou no show apresentado dentro do projeto Álbum, do Sesc, que vem trazendo à tona grandes discos que ajudaram a fazer a história da MPB.

No caso Beto Guedes, o álbum escolhido foi o clássico Amor de Índio, lançado em 1978 e até hoje o maior êxito comercial do compositor. Embalado por um público apaixonado que lotou as dependências da gigantesca Comedoria do Sesc Belenzinho, Beto deu voz, por vezes limitada e vacilantes, às dez faixas do disco e complementou o setlist com outros sucessos da sua carreira, formalmente iniciada em 1969 quando “Equatorial“, a seminal parceria com Lô Borges, se destacou no V Festival da Canção Estudantil, em Minas Gerais.

Com uma plateia cantando em coro todas as músicas, Beto Guedes mostrou em cena, número após número, o porque da sua obra ser tão reverenciada. A fina estrutura harmônica e melódica das suas canções cruzam inspirações com o rock sessentista, apoiadas em poesia de fácil entendimento que passam muito longe de qualquer ranço popularesco. E tome sucessos: “Só Primavera”, “Feira Moderna”, “O Medo de Amar”, “Amor de Índio”, “Luz e Mistério”, “Novena”, “Paisagem da Janela”… Se a música de Beto já não mira grandes inovações ou se filia a modismos, seu grande trunfo é apostar na perenidade. E num público fiel que o mineiro cativou em mais de 40 anos de carreira.

Fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s