SHOW: Em noite errática, Tom Zé lança Vira Lata na Via Lactea

Tom Zé no palco do Teatro Sesc Vila Mariana (Foto Alexandre Eça)
Tom Zé no palco do Teatro Sesc Vila Mariana (Foto Alexandre Eça)

Show: Tom Zé – Vira Lata na Via Lactea
Quando: 31.10.2014
Onde: Teatro Sesc Vila Mariana – São Paulo
Review: star-512 1/2

Nos últimos anos, os shows do cantor e compositor baiano Tom Zé foram marcados pelas características performáticas das apresentações. Não foi diferente na noite desta sexta-feira, 31, em espetáculo que marcou o lançamento nacional de Vira Lata na Via Lactea, 15º álbum de inéditas do cantor. Um detalhe, porém, tem que ser notado. Nunca antes, a música fora tão negligenciada como nesta estreia.

O novo álbum é bom. Por isso, as expectativas em relação a esta primeira apresentação eram altas. Mas no palco, o que se viu foi um show que mais pareceu um ensaio aberto. A rigor apenas duas canções chegaram no ponto de excelência musical do disco – “Salva a Humanidade” e o samba inédito do rapper paulistano Criolo, “Banca de Jornal“.  E foi antes da execução desta última, a terceira do curto setlist, que Tom Zé se dirigiu à plateia para explicar, entre gracejos, que estava feliz por conseguir levar ao palco as versões das novas músicas depois de vários problemas nos ensaios, com músicos doentes e tempo curto. Ficou claro que o show não estava pronto para ser levado aos palcos. Não só pelo fato do cantor não saber as novas letras e depender recorrentemente dos músicos para auxilia-lo, mas também pelos frouxos e por vezes desencontrados  arranjos apresentados. Tudo pareceu improvisado, incluindo aí a pouco inspirada iluminação do espetáculo que poderia até ser interessante para um auditório menor, mas nunca para um teatro de 600 lugares que recebia a estreia de um artista importante da música brasileira.

Em noite errática, o que se salvou mesmo foi a verve de Tom Zé, talentoso para contar causos. Entre cada canção, e as vezes no meio delas, o cantor explicitou a gênese do novo trabalho arrancando aplausos e gargalhadas da plateia que ocupou boa parte das poltronas do Teatro Vila Mariana.

Como talk show, Vira Lata na Via Lactea até funcionou. Como show musical ficou devendo e muito.

O curto roteiro armado por Tom Zé no lançamento nacional de Vira Lata na Via Lactea:

1. Geração Y
2. Cabeça de Aluguel
3. Salva a Humanidade
4. Banca de Jornal
5. Esquerda, Grana, Direita
6. Pequena Suburbana
7. Cedotardar
8. Guga na Lavagem
9. Mamon
10. Irará Irá
BIS
11. Papa Perdoa Tom Zé

Fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s