Destaque Lançamentos Música Mpb

Gilbertos Samba – Ao Vivo ganha texto de apresentação da cantora Marisa Monte

gilbertossamba_aovivo_capa

Nas lojas desde o dia 25 de Novembro em edição da Sony Music, o CD duplo e DVD Gilbertos Samba Ao Vivo é o registro do festejado show em que o cantor e compositor baiano interpreta o repertório de João Gilberto. Filmado sob direção de Andrucha Washignton em duas noites no Teatro Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, a versão ao vivo do estupendo cd que Gil lançou neste ano está sendo apresentado à imprensa por um texto da cantora Marisa Monte.

Gilbertos Samba Ao vivo expande o conceito do disco ao alinhar no setlist algumas canções emblemáticas da carreira de Gil como “Aquele Abraço”, “Máquina de Ritmo” e “Ladeira da Preguiça”.

O texto de Marisa Monte:

“Há alguns meses fui convidada para um encontro musical com o Arnaldo Antunes, Jorge Benjor, Dadi e o Gilberto Gil na casa do Andre Midani.
Foi uma noite mágica, onde pela primeira vez pude escutar o Gil, com o violão no colo, tocar alguns dos sambas magistrais do repertório do João Gilberto que ele havia acabado de gravar no seu então inédito Gilbertos samba.

Aqueles sambas tão familiares provocaram um bem estar imediato; eram clássicos brasileiros gravados pelo João, passados ali pelo filtro poderoso do Gil, com todo o seu estilo, seu canto e seu instrumento, que por sua vez criava novas introduções, fraseados e harmonias para algo que até então parecia definitivo.
Assim como João teve papel central na formação de toda a geração dos anos 60, Gil foi fundamental para a minha turma que cresceu no Sítio do Pica Pau Amarelo, na sombra frondosa do seu abacateiro. Admiro sua generosidade de mestre e aprendi muito trabalhando com ele no estúdio em Cor de rosa e carvão, quando ele gravou seus incríveis violões, oferecendo uma brasilidade que estávamos buscando.

Esses e outros motivos me levaram a estar na plateia da primeira temporada do show Gilbertos Samba, num teatro do Rio.
O CD ja era então meu conhecido e fazia parte de nossas vidas como tantos outros.

O show ia além do João , do violão e do próprio Gil em repertório e sonoridade e trazia o carisma e versatilidade do Mestrinho (para mim uma descoberta), a segurança e inteligência musical do Domenico, e a comovente cumplicidade do filho Bem e do sobrinho Moreno, estes juntos também na produção musical, criando um ambiente de amor e respeito que o Gil merece.

O DVD, dirigido por Andrucha Waddington e gravado no Teatro Municipal de Niterói, vai além do disco, e do próprio show em seus limites físicos de espaço e tempo, ampliando ao infinito e além o alcance da arte do Gil, para o bem da eternidade e das futuras gerações.
Obrigada, Gil!”

0 comentário em “Gilbertos Samba – Ao Vivo ganha texto de apresentação da cantora Marisa Monte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s