Destaque Música Mpb Pop

LISTA: 5 boas estreias de 2014 – Gustavo Galo, Ian Ramil, Lurdez da Luz, Natália Matos e Russo Passapusso

galo_asa_capa

Gustavo Galo – “ASA”
Lançamento:
Independente, Março/2014
Review: star-512star-512star-512star-512

Na banda paulistana Trupe Chá de Boldo, Gustavo Galo ocupa lugar central – é o principal compositor e vocalista na maioria das canções. Depois de dois elogiados discos com a Trupe, o artista alça voo ainda mais alto com esta estreia solo. ASA se alicerça – cru, sem enfeites – sobre temas gastos como o amor, a solidão, o desejo e um oceano de referências (uma Patti Smith aqui, um Noel Rosa ali) sem soar batido. Produzido por Tatá Aeroplano e Gustavo Ruiz, a estreia solo de Galo é disco de canções onde verso e melodia se unem coesos entre ruídos, explosões e calmarias.

Download aqui

Para ouvir


capa

Ian Ramil – “Ian”
Lançamento:
Independente, Maio/2014
Review: star-512star-512star-512 1/2

Há uma certa estranheza em Ian, o primeiro disco do cantor e compositor gaúcho Ian Ramil. Acordes nem sempre exatos, mudanças bruscas de andamento e uma sonoridade folk meio torta que surge no violão de Ian e que mantem-se firme entre tubas, sinths e metais polifônicos. As 12 canções dos disco foram gravadas ainda em 2012 sob produção do argentino Matias Cella, mas só lançadas neste 2014. Ian é álbum personalíssimo e dos mais interessantes do ano.

Download aqui

Para ouvir


natalia_matos_capa

Natália Matos – “Natália Matos”
Lançamento:
Independente, Agosto/2014
Review: star-512star-512star-512 1/2

Na estreia da cantora Natália Matos, quando o Pará encontra São Paulo o resultado é absolutamente sedutor. Cantora que durante 8 anos viveu na capital paulista e voltou a sua terra natal para finalizar o primeiro disco, financiado pelo projeto Natura Musical, Natália conseguiu unir uma legião de compositores paraenses (Dona Onete, Felipe Cordeiro, Pim, Almirzinho Gabriel) a músicos paulistas do quilate de Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e o produtor do disco, Guilherme Kastrup. E a mistura funcionou muito bem. Basta ouvir a autoral “Candido Brilho” ou o verdadeiro achado que é “Um Amor de Morrer” (Clima / Romulo Fróes), canção de beleza estonteante, pra entender os motivos que fazem brilhar essa estreia da cantora paraense.

Para ouvir


russo_capa

Russo Passapusso – “Paraíso da Miragem”
Lançamento:
Oloko Records, Agosto/2014
Review: star-512star-512star-512 1/2

O cantor e compositor baiano Russo Passapusso não é um novato. Sempre lembrado pelas performances explosivas num trilha que já passa dos dez anos de carreira, o músico esteve (ou ainda está) a frente de grupos e projetos como o Baiana System, o Ministereo Público e o Bemba Trio. Mas Paraíso da Miragem é o primeiro álbum que ele assina sozinho e alinha uma séria de influências que vão do rap ao rock, passando pelo blues e o samba. Produzido pelos músicos Curumim, Zé Nigro e Lucas Martins, Paraíso Na Miragem é álbum urdido em tons menores, menos expansivo que os trabalhos anteriores do Russo, cheio de autorreferências nas letras e participações de nomes como BNegão, Anelis Assumpção e Marcelo Jeneci.

Download aqui

Para ouvir


Lurdez_Capa

Lurdez da Luz – “Gana Pela Bang”
Lançamento:
YB Music, Agosto/2014
Review: star-512star-512star-512

Desde 2010, quando lançou um elogiado EP com quatro canções, o nome de Lurdes da Luz ganhou status entre as poucas vozes femininas que tentam se impor no ainda masculino cenário do rap nacional. Em 2013, a cantora também se destacou no elenco da série musical Cantoras do Brasil, do Canal Brasil, ao dar voz afinada e cheia de atitude à temas do repertório de Nara Leão. Agora, com Gana Pela Bang, sua estreia solo lançada em edição da YB Music, Lurdez usa o rap como fio condutor do trabalho, mas também acena ao pop e ao funk ampliando horizontes no hip hop paulistano com levadas que incluem até inspirações da música nordestina.

Download aqui

Para ouvir

0 comentário em “LISTA: 5 boas estreias de 2014 – Gustavo Galo, Ian Ramil, Lurdez da Luz, Natália Matos e Russo Passapusso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s