Destaque Lançamentos Música Mpb Pop

Mariana Aydar volta às origens em novo EP “Veia Nordestina I”

Contemplado no edital Natural Musical de 2018, o novo disco de Mariana Aydar, Veia Nordestinaserá lançado em outubro, depois de uma sequência de 3 EPs que revelarão o repertório do sexto trabalho de estúdio da cantora paulistana.

Gravado em novembro e dezembro de 2018, o disco retoma as origens musicais da Mariana, mais precisamente o forró, ritmo que dominava o som da banda Caruá da qual Mariana foi integrante no início da década de 2000.

O primeiro EP, Veia Nordestina I, já está no ar com 3 faixas. A música homônima que abre o disco, foi composta por Mariana em parceria com a caruaruense Isabela Moraes, mostrando a visão de uma paulistana apaixonada e inspirada pela força e grandeza da cultura do nordeste. O EP segue na segunda faixa com Se Pendura que ressalta o empoderamento da mulher numa envolvente mistura de pagodão com xote, composta por Duani, cheia de referências dos carnavais que Mariana passou em Salvador.

O primeiro volume do disco termina com Forró do ET, que combina elementos do galope, frevo, axé e kuduro, também de autoria de Mariana. A faixa conta com a participação especial de Elba Ramalho, forte inspiração e incentivo no caminho forrozeiro de Mariana, e uma das protagonistas da crônica vivida sob o céu de Caraíva-Trancoso.

Os próximos EPs (também com três faixas cada), chegam em maio e julho, já o último, que completa o álbum, vem em outubro, todos com produção musical de Marcio Arantes. “Quero traduzir o meu forró, a minha maneira de ver o gênero reinventando, instigando, trazendo elementos contemporâneos, guitarras psicodélicas e a eletricidade da MPC sem perder a alma pé de serra do clássico power trio: zabumba, triângulo e sanfona”, explica Mariana.

Veia Nordestina também terá um minidocumentário dividido em quatro episódios dirigidos por Dellani Lima e Joaquim Castro com quatro temas que rodeiam a história da cantora com o forró. O primeiro episódio estreia em maio e aborda a chegada do forró a São Paulo e a chegada de Mariana ao forró. Os próximos três episódios que estreiam no canal do YouTube da artista, serão lançados ao longo de 2019 em junho, agosto e novembro, respectivamente.

A discografia de Mariana Aydar conta com os álbuns Kavita 1 (2006), produzido por Bid e Duani; Peixes Pássaros Pessoas (2009), que marca sua estreia como compositora em 13 músicas inéditas, que incluem faixas de compositores de sua geração, com produção de Kassin e Duani; Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo (2011), com produção do maestro Letieres Leite (Orkestra Rumpilezz) e seu fiel parceiro Duani, e o pouco ouvido Pedaço Duma Asa (2015), projeto especial com o artista plástico Nuno Ramos.

0 comentário em “Mariana Aydar volta às origens em novo EP “Veia Nordestina I”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s