Destaque Foto Música Mpb Resenhas Show

A estreia nacional de “Humana”, de Fafá de Belém

Show que pretende falar do lado humano do ser, falar de cada um de nós, humanos, falar de tempos. Assim Fafá de Belém resumiu intenções na estreia nacional de Humana, em São Paulo, na noite desta sexta-feira, 12.  No show dirigido por Paulo Borges (com quem Fafá já tinha trabalhado em Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso, de 2015), não há grandes recursos cenográficos, o discurso de tom humanista é direto, sem elementos que tirem a força da palavra.

Palavra que ora é apresentada com alta voltagem dramática,  caso das interpretações viscerais de Dama de Castelo (Jards Macalé, Waly Salomão), Revelação (Clesio Ferreira, Clodo Ferreira) e Ave do Amor (Arthur Nogueira, Ava Rocha), ora surge delicada e precisa, como em Universo em Teu Corpo (Taiguara) e Fazenda (Nelson Ângelo), canção extraída do primeiro álbum da Fafá, Tamba-tajá (1976).

FafadeBelem_Humana-11
Foto Alexandre Eça

No roteiro, Fafá não faz concessões – não há grandes hits da carreira, mas desvela cumplicidade com o público em bons momentos como a abolerada versão de Dentro de Mim Mora um Anjo (Sueli Costa) ou na explosão quase roqueira de Toda Forma de Amor (Lulu Santos). O tom dramático e soturno do novo disco permeia o espetáculo, com a voz de Fafá (em ótima forma) sempre em primeiro plano, auxiliada pelos arranjos que reproduzem fielmente a atmosfera do disco e executados pela mesma banda que acompanhou a cantora em estúdio – Allen Alencar (guitarra), João Paulo Deogracias (baixo), Richard Ribeiro (bateria) e Zé Manoel (piano).

Em um lotado Teatro do Sesc Vila Mariana, Humana cresceu pautado por tom político, reflexivo e interiorizado, mas longe de qualquer ativismo panfletário. Um retrato sem retoques de uma cantora atenta ao seu tempo.

FafadeBelem_Humana-1
Fafá de Belém (Foto Alexandre Eça)

O roteiro armado por Fafá de Belém na estreia nacional de Humana:

1. Alinhamento Energético (Leticia Novaes)
2. Dona de Castelo (Jards Macalé, Waly Salomão)
3. Texto
4. Memória (Gonzaguinha)
5. O Resto do Resto (Fátima Guedes)
6. Toda Forma de Amor (Lulu Santos)
7. Universo no teu corpo (Taiguara)
8. O Terno e Perigoso Rosto do Amor (Adriana Calcanhotto, Jacques Prévert, Silviano Santiago)
9. Ave do Amor (Arthur Nogueira, Ava Rocha)
10. Do nosso amor tão sincero (Ivan Lins, Vitor Martins)
11. Fazenda (Nelson Ângelo)
12. Texto
13. Dentro de mim mora um anjo (Sueli Costa)
14. Eu não sou nada teu (Zé Manoel, Conrado Segreto)
15. Não Queiras Saber de Mim (Carlos Tê, Rui Veloso)
16. Revelação (Clesio Ferreira, Clodo Ferreira)
17. Eu Sou Aquela (Joyce Moreno, Paulo César Pinheiro)
Bis
18. Credo (Fernando Brant, Milton Nascimento)

2 comentários em “A estreia nacional de “Humana”, de Fafá de Belém

  1. Antonio Alves

    Não fui ao show por necessidade financeira e desânimo, depressão! Más posso avaliar que como todos deve ter sido uma maravilha! Pelo que vi pelo virtual foi divino! Não entendo muito do meio musical más em alinhamento energético da pra senti a versalidade e o prazer de enovar conforme o que no momento! Fafa sabe apostar na hora certa como todos os seus álbuns! Como por exemplo o leontina das dores o meu preferido dos últimos tempos! Como admirador e fã só me resta dizer que Fafa não tá 43 anos fazendo sussesso atoa! Ela sabe o momento certo de dar a tacada e esse é um ótimo momento de mostrar ao Brasil o erro do voto em alinhamento energético e o que podemos receber com isso! O resto do resto! Simplesmente a verdade! Infelizmente o que não tem remédio remediado está! O povo precisa ver e ouvir pra poder intender que nem sempre é preciso ser elite e nem estar no meio dela pra fazer o certo se a coisa já anda péssima não posso escolher a ditadura e achar que com isso a coisa vai melhorar! Não sei o que é mais ruim um burro sem estudo nao escolher ditadura ou um estudado burro querer torturar! Em fim Parabéns à mais esse grande trabalho você está mostrando o que o brasileiro precisa ver pois o pior cego é o que não tem miopia mais não quer enxergar. Att Tony Tamarana!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s